- Área: 5688 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Suyin Chia, Cristian Martinez
-
Fabricantes: Arauco
Do arquiteto. Arauco é uma empresa florestal que nos chamou em 2009 para desenvolver um plano para apoiar os seus trabalhadores no processo para estes terem acesso a sua casa própria. Fomos convidados a desenvolver um conjunto de tipologias dentro da política habitacional atual para o Fondo Solidario de Vivienda I (FSV I, unidades de até 600 UF ou 25 mil dólares americanos, sem dívida) e para FSV II (unidades até 1000 UF ou 40.000 dólares EUA com um empréstimo bancário). Estes projetos seriam uma contribuição da empresa para os seus trabalhadores, uma espécie de subvenção, a fim de que as comissões de habitação pudessem usá-los quando da aplicação para o sistema regular de fundos públicos.
A importância deste projeto é que, por um lado, nos foi permitido pensar em um projeto para o nicho da política de habitação. Se desenvolveu uma tipologia inovadora e competitiva, queríamos ampliar nossa possível contribuição para a habitação social. Poderíamos ter tomado um das nossas mais econômicas tipologias e utilizado o dinheiro extra para terminá-las, preenchendo o vazio que famílias esperavam para ser concluído. Mas nós pensamos mais uma vez, na aplicação do princípio da construção incremental e na priorização dos componentes mais complexos, desta vez com padrões mais elevados, tanto para o inicial como para o cenário final.
Essas inovações foram possíveis por causa do financiamento direto da Arauco, mas também porque o volume da demanda potencial era grande o suficiente para absorver os custos de tal pesquisa. O plano estima um total de 9.000 unidades em trinta cidades diferentes.
Finalmente, um dos pontos mais relevantes foi o de que a maioria dos projetos foram destinados para cidades e povoados de entre 10.000 e 20.000 pessoas. Em locais de tal escala, projetos de habitação, para o bem ou para o mal, tem um grande impacto. E é exatamente esses tipos de cidades onde o pior padrão urbano é encontrado, portanto, qualquer contribuição neste nicho é mais do que bem-vinda.